Inscreva-se
Milhares de corredores celebraram a maior edição da Meia das Cataratas em Foz do Iguaçu
Milhares de corredores celebraram a maior edição da Meia das Cataratas em Foz do Iguaçu

Durante a premiação, corredores entoaram “viver e não ter vergonha de ser feliz”. O coro foi puxado pelo artista Chambinho do Acordeão 

A Meia das Cataratas, uma das provas mais belas do mundo, recebeu 4.628 corredores de todos os estados do Brasil e do exterior, neste domingo, 4 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). A 10ª Meia Maratona das Cataratas – Semana do Meio Ambiente integrou o lançamento da campanha da ONU Meio Ambiente (Organização das Nações Unidas), no Brasil, com o nome: #EstouComANatureza.

A prova registrou o maior número de participantes dos seus dez anos de existência. O evento esportivo foi composto por duas corridas paralelas: a tradicional disputa de 21 km, com 2.551 participantes, e a novidade, o trajeto mais curto, o Desafio 8 K das Cataratas, que contou com a disputa de 2.077 corredores. Atletas das duas provas fizeram sua chegada depois das Cataratas do Iguaçu, formando um grande mar de gente pela Rodovia das Cataratas e no interior do Parque Nacional do Iguaçu.

Para o primeiro colocado geral, Orlando Javier, atleta do Paraguai, a Meia Maratona das Cataratas é a prova mais linda do mundo. “A natureza do Parque Nacional do Iguaçu foi o combustível para chegar até o final, e chegar bem”, revelou. Já a corredora Aline Esperança comentou que correr neste lugar foi um privilégio. “A prova foi excelente, muito bem organizada e ajudou muito na história de superação do nosso grupo, ‘Todos pelo Nicolas’, que apoia um amigo corredor que luta contra o câncer.”

Satisfação – Além de agradecer os corredores que toparam mais uma vez correr pelo meio ambiente com um trajeto único e sentir a importância deste Patrimônio Natural da Humanidade, o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston,  convidou todos os presentes para participar da 11ª Meia Maratona das Cataratas, em 2018. “É muito bom ver tantas pessoas valorizando a qualidade de vida e esta unidade de conservação.”

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna, poder participar deste evento é muito importante. “Meio ambiente, qualidade de vida e turismo têm tudo a ver com a missão de Itaipu. Somos a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e queremos continuar inovando e participando deste importante evento para o desenvolvimento da região”, afirmou.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, que também correu a prova dos 8 km, disse estar muito contente em poder participar da corrida e aproveitou para saudar todos os corredores. “Quero cumprimentar todos os participantes. Fiquei muito contente quando soube que os 80% dos corredores vieram de outras cidades e 20% são moradores da Três Fronteiras. Vamos esperar todos em junho de 2018 novamente aqui.”

O coordenador da Meia Maratona das Cataratas, Adélio Demeterko, falou com entusiasmo e avaliou a edição com a melhor de todas. “Dessa vez fizemos uma prova ainda melhor. Conseguimos cativar, fascinar e superar as expectativas dos participantes. Sem dúvida, foi uma experiência inesquecível. Todos são nossos convidados para este desafio fascinante que promete muito mais para 2018.”

Para Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente, responsável por selar a parceria da organização com o Parque Nacional do Iguaçu, ver tantas pessoas envolvidas com a natureza e praticando saúde foi muito gratificante. “Estamos fazendo a nossa parte e muito bom ver tudo isso.  Tem tudo a ver com a nossa campanha: #EstouComANatureza”,destacou.

Muito mais cuidado com o meio ambiente – A 10ª Meia Maratona das Cataratas – “Prova Semana do Meio Ambiente” integrou a programação da Semana do Meio Ambiente do Parque Nacional do Iguaçu. Nesse contexto, além de doar recursos das inscrições ao Projeto Carnívoros, que mantem um trabalho importante para a conservação da onça-pintada (Panthera onca), serão plantadas mudas de árvores para atenuar o impacto ambiental, em áreas específicas na região de Foz do Iguaçu.

Realização – A Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio) e da Cataratas do Iguaçu S.A., com promoção da RPC e patrocínio da Itaipu Binacional e Fundo Iguaçu.

Classificação Geral:
21 KM – Masculino
1 – Orlando Elizeche – Tempo: 01:12:52
2 – Carlos Henrique de Souza – Tempo: 01:14:49
3 – Welliton Baptista – Tempo: 01:15:13
4 – Evandro Gomes de Lima – Tempo: 01:15:33
5 – Elton Wander Sales – Tempo: 01:16:09

21 KM – Feminino
1 – Lidia Karwoswski – Tempo: 01:30:45
2 – Adrieli Cardoso de Oliveira – Tempo: 01:30:58
3 – Nubia de Oliveira – Tempo: 01:32:55
4 – Fatima Maria Villar Rivas – Tempo: 01:33:12
5 – Rozelene Rodrigues Padilha – Tempo: 01:34:05

Desafio 8 K das Cataratas – Masculino
1 – Alessandro Pires Ferreira – Tempo: 00:27:37
2 – Marcelo Rech – Tempo: 00:28:45
3 – Vinicius Bonemberger – Tempo: 00:28:51
4 – Edinelson Claro de Abreu – Tempo: 00:28:58
5 – Igor Gabriel de Oliveira Pires – Tempo: 00:29:06 

Desafio 8 K das Cataratas – feminino
1 – Raimunda de Sousa Cordulino – Tempo: 00:31:46
2 – Andrea Adelia Bernardes – Tempo: 00:32:56
3 – Gilmara de Souza – Tempo: 00:33:37
4 – Marciane Mahl Gregorini – Tempo: 00:34:21
5 – Fabiana da Silva Schmitz – Tempo: 00:35:12

(Meia Maratona das Cataratas)

Mais informações
Meia Maratona das Cataratas
www.meiamaratonadascataratas.com.br

 

 

CFW Agência de Internet